Pages

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seu comportamento pode ser previsto? ... ou não!

O que temos visto e que vai nos chegar em breve, é algo muito similar ao que foi visto no filme Minority Report (Steve Spilberg), o filme conta a história de uma unidade que prever o crime antes dele acontecer, assim eles se antecipam e prendem o futuro assassino.

Tenho trabalhado há algum tempo no desenvolvimento de soluções para predição do futuro, com foco no life stream ou vida digital do usuário, ou vestígios e sinais que são deixados em varias fontes, entre elas Facebook, Twitter, Blogs, Linkedin entre outras centenas de fontes, informações estas de domínio público entende-se que informações de domínio privado não fazem parte. Os usuários são categorizados e classificados de acordo com algumas características e padrões, com isto a empresa pode ter alguma idéia do perfil deste usuário.

Esta ferramenta pode auxiliar na contratação de um funcionário, pode monitorar de forma positiva seus funcionários, para evitar danos a empresa com processos judiciais entre outros, apesar de levar em conta a informação passada o principal objetivo é o comportamento futuro como uma proteção probabilística.

Esta ferramenta para o RH poderá ser de grande valia para contratação, promoção, monitoramento do comportamento entre outras coisas, fazendo-se uso das análises sociais e predição do futuro, para quem não acredita é só olhar para o passado e ver as mudanças das quais nós passamos e como a tecnologia tem evoluído, então acredite ferramentas assim estarão cada vez mais presente!

0 comentários:

Postar um comentário