Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Prevendo o futuro em sua busca na WEB!?

Na internet hoje encontramos praticamente tudo o que queremos apenas com poucas palavras digitas em uma caixa de busca e lá está lago relacionado ou bem próximo do que queremos.

O que faz com que isso se torne possível é a imensa quantidade de dados atualizadas praticamente em tempo real de milhões de fontes de dados da WEB, estes dados são analisados por algoritmos específicos para o trabalho e que os posicionam de acordo com vários critérios.

Mas o ponto a que quero chegar é que nenhum retorno da busca combina com uma projeção do futuro e a importância que isto terá, o ser humano tem um ávido apelo a saber o que vai acontecer e como vai acontecer mesmo que não acontece ele quer saber das possibilidades, e isto já está presente na WEB mas de difícil acesso, projetar o futuro baseado no passado é algo que estatísticos já fazem a décadas, casos como número de habitantes para o ano de  2050, projeção de alimentos, energia, economia, ... outro caso de muito interesse é a meteorologia e sua previsão, assim o ser humano tem feito o que pode para saber o dia de amanhã.

Mas ainda não temos nada para os nossos desejos básicos talvez, para aquele usuário que faz compras pela internet, que acompanha as noticias da bolsa, política, economia, que se relaciona com comunidades e amigos, que gosta eventos, shows ...

A busca do futuro está relaciona com seus desejos como usuários em encontrar respostas para seus problemas sejam eles do tamanho que forem e como posicionar isto em linha temporal, quando pesquisamos por exemplo um produto estamos atrás provavelmente de uma serie de respostas que claro varia de usuário para usuário, ... estou interessado em uma câmera fotográfica, você vai querer saber da marca, dos modelos, preços, características, onde pode compra e como... peguei um caso específico de compra de máquina fotográfica para ilustrar o exemplo, mas nessa busca não temos nenhuma projeção e previsão de futuro:

  • não sabemos como está a marca e como estará, não sabemos se o modelo que estamos comprando é o primeiro ou o último de uma série,
  • não sabemos da variação de preço deste produtos,  e nem de quanto custará daqui alguns dias ou meses,
  • não sabemos o que estar por vim em termos de máquinas fotográficas e  o quanto isto impactará no preço,
  • não sabemos se as características do produto que estamos  pesquisando ou comprando se manterão ou se não existiram mais e quais as novidades que estão por vir,
... outro exemplo:

Comprar um apartamento? ... o que é importante para o cliente: localização,  características(área m², cômodos, ...), preços, a construtora, a corretora ...
O que seria uma predição e projeção futura para isto que tipos de informações a mais dariam ao usuário, cliente uma informação mais detalhada entre outros complementos como:
  • projetos de lei, desurbanização de pontos de risco e construção de casas populares pŕoximos ao seu futuro apartamento,
  • como está a construtora e como estará,
  • chegada de uma grande empresa nas proximidades,
  • construção de shopping por perto,
  • qual o possível valor do imóvel em algum tempo,
Qual seria o impacto destas informações e outras a sua decisão?

Veja fiz algumas colocações mas podemos generalizá-lo para todo o tipo de busca, sempre vamos encontrar algo que possa nos ajudar com uma previsão de futuro.


A mudança é constante e isto torna este tipo de pesquisa importante, a questão é sempre como nos posicionamos em relação a algo e como vamos agir em relação a isto em uma sequência temporal, e isto é muito importante para se fazer boas escolhas.

0 comentários:

Postar um comentário