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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prevendo o presente, como?

Essa foi uma questão levantada por dois pesquisadores do Google (Hyunyoung Choi, Hal Varian), e usaram o google trends para seus estudos e pesquisas, então passaram a monitorar o que os usuários faziam com suas buscas, e estudaram a seguintes questões:
  • venda de casas
  • venda de automóveis
  • venda do varejo
  • viagens
Eles fizeram uma correlação como relatórios divulgados publicamente sobre a situação econômica dos itens acima, como estes relatórios tem um certo atraso até sua divulgação nada impede de fazer as devidas correlações entre o período dos quais os relatórios fazem menção com relação as consultas feitas pelos usuários no mesmo período.

O interessante na descoberta das series temporais econômicas diferentes é que mesmo prevendo o presente foi possível verificar pontos de virada nas series temporais e se as pessoas começarem a fazer buscas sobre imóveis em um determinado local, é tentador pensar que a venda de casas podem aumentar nessa área em um futuro próximo.

Para alguns prever o futuro é mesma coisa que colocar 1000 macacos em 1000 computadores e o resultado da predição será o mesmo, assim muitos tratam a predição do futuro e menosprezam os resultados e quando acertam dizem que é fruto da pura sorte, estou cada vez mais certo que previsões estão e estarão cada vez mais certas e será sem dúvida uma de nossas grandes ferramentas para esta década (... isto é uma previsão).

O termo "coupon" foi usado aqui para mostrar como as compras no período de natal aumentam nos finais dos anos, e assim também com o termo em português "presente", google trends permite que você baixe os dados de consulta no formato CSV.


O google trends procura categorizar os termos de pesquisas usando processamento de linguagem natural e os classifica em 27 categorias em um primeiro nível e mais 241 categorias em segundo nível, aqui estão as categorias de primeiro nível:

  • Alimentos e bebidas
  • Artes e ciências humanas
  • Beleza e cuidados pessoais
  • Casa e jardim
  • Ciência
  • Compras
  • Computadores e aparelhos eletrônicos
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estilo de vida
  • Finanças e seguro
  • Fotos e vídeo
  • Imobiliário
  • Indústrias
  • Internet
  • Jogos
  • Lazer
  • Local
  • Negócios
  • Notícias e atualidades
  • Redes sociais e comunidades on-line
  • Referência
  • Saúde
  • Setor automotivo
  • Sociedade
  • Telecomunicações
  • Viagens
Em um dos exemplos da pesquisa que fizeram a correlação de vendas de automóveis e as consultas feitas no google trends e ressaltando que a venda de automóveis é um dos grandes indicadores da atividade econômica de uma região/país.



Não vou entrar no mérito técnico matemático dos modelos desenvolvidos pelos pesquisadores, por que o material pode ser conseguindo por este link a conclusão que constataram uma correlação muito  interessante entre as pesquisas e os relatórios econômicos com previsões muito boas e relevantes, evidente que alguns resultados foram melhores que outros, mas a pesquisa foi realmente válida para ilustrar a correlação de nossas consultas presentes com relatórios de vendas e o poder que estas ferramentas podem ter para prever nossas futuras compras e comportamentos.

Quero enfatizar que o estudo das previsões não param e são os mais variados possíveis, sempre com alternativas e possibilidades interessantes, no meu ponto de vista ainda estamos atrasados aqui no Brasil nesta questão, mas sem dúvida que temos muita qualidade para reverter este quadro.


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. Conhece estudos relacionados com previsao no turismo? Creio que pode ser mais complicado devido as ambiguidades de keywords e efeitos de sazonalidade.

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