Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E o tempo?

Como fica a questão tempo, no trato do futuro, já que levamos em conta o passado e presente(real), como lidar com tanta informação mas dentro de uma questão temporal, quando crawleamos os dados, parte do processo consistente em parsear estes dados, na questão temporal é dar ao devido texto um tratamento por datas e horas e para o banco de dados existem algumas condições especiais para se tratar isto, você não tem a condição em si de data e hora apenas, mas o dia se é uma segunda, terça ..., mais se a data tem alguma representação como o dia do professor, dia das crianças, dia dos namorados, Natal, veja a importância de datas como estas.

Para o banco de dados podemos ter alguns problemas relativos a estas datas, fica muito complicado fazer uma busca temporal indexado, até podemos fazer alguma consultas simples sobre data e horário mas a coisa começa a ficar complicado se queremos fazer alguma coisa a respeito de todas as sextas-feiras, encontramos junto com isto anos bissestos, 28 e 29 de fevereiro, para alguns isto pode parecer muito simples mas quando se faz uma análise temporal complexa a coisa pode não ser tão simples assim, a questão aqui é olhar para os dados com a profundidade do tempo e sua relação com a qual faz parte.


Não consultamos,perguntamos e obtemos dados com muito mais informação temporal, existe uma combinação muito poderosa em utilizar dados da web combinado com dados temporais, em breve teremos boas combinações e os resultados serão determinantes em boas previsões.

Em uma análise recente para um amigo da área de investimentos, a pergunta dele foi: seria possível prever o que farei amanhã? ou depois de amanhã?

Em breve vou dar algumas explicações sobre a questão de prever mas sobre a ótica da aleatoriedade e como previsões em muitos casos acabam sendo uma mera combinação de eventos não previstos, mas isto deve ficar para depois.

Bom voltando ao assunto, eu achando que ele fosse perguntar algo como, como será a semana para investir em opções da petrobrás?

Bom coloquei algo ainda incompleto para trabalhar que é o módulo Tirésias para analisar a questão, como esse amigo perguntou algo pessoal e de seu interesse e claro de certa forma conhecedor de suas vontades, vi que sua lifestream ou vida digital eram significativos e que tinha um histórico razoável para alguns testes sobre prever o que faria nos próximos dias...
  • Na terça a 82% que ficaria em casa, 36% assistir a um filme
  • Na quarta 67% que iria a um teatro
  • Na quinta 87% que ficaria em casa, 65% assistir a um filme e 55% pedir uma pizza
  • Na sexta 71% que sairia com amigos
  • No sábado 78% que iria ao cinema
  • No domingo 40% ficar em casa, 32% ver a família e 10% ir a uma livraria

Acho que a relação de percentagem está fácil para entender, cada possibilidade em sua devida categoria!

Apresentei este dados na terça-feira já que tínhamos conversado a tarde na de segunda e ficou intrigado com a precisão dos dados, passada a semana perguntei como foi e o que tinha feita e o acerto foi de 85%.

Veja isto foi só como uma brincadeira mas elas foram esclarecedoras, porque fui um pouco além quando vi que ele poderia ir ao cinema e em uma livraria, resolvi rodar um novo módulo de recomendações e apresentei três opções para cinema, filme e livro falarei sobre sistemas de recomendação dentro do contexto de prever o futuro em um outro post ...

0 comentários:

Postar um comentário