Em um artigo publicado pela Technology Review a respeito do trabalho feito por três pesquisadores, que ao longo de março a dezembro de 2008 coletaram 9,7 milhões de tweets enviadas por cerca de 2,7 de tweeters a respeito do mercado de ações americanos e com esta informação conseguiram prever o mercado de ações com até 6 dias de antecedência, com acertos perto de 87,6% o que é um número realmente alto para este tipo de negócio.
O que se fala sobre prever o mercado de ações se ele vai subir ou descer é que o melhor dos previsores teria um resultado semelhante ao lançar de uma moeda.
Para muitos economistas sustentam que o movimento de preços em um mercado perfeito deve seguir um passeio aleatório e deve ser impossível prever com uma precisão superior a 50%.
Mas o que vários estudos vem provando é que o preço de ações não são aleatórios é sim de certa forma previsível, mas o grande questionamento é de como fazê-lo de forma consistente.
Um algoritmo, chamado de Generating Profile of Mood States (OpinionFinder and GPOMS)
OpinionFinder: é um pacote de software disponível para download para a análise de sentimentos, que é usado para determinar a subjetividade da sentença, ou seja, para identificar a polaridade emocional (positiva ou negativa) , e tem sido usada com sucesso para analisar o conteúdo emocional da grandes coleções de "tweets".
GPOMS registra o nível de seis estados/dimensões (calma,atenção,certeza,vitalidade,bondade,alegria) a idéia aqui foi captar além do sentimento positivo e negativo, uma forma de avaliar o estado de humor nestas seis dimensões.
Os pesquisadores se perguntaram qual a correlação destes estados com o Índice Dow Jones, e chegaram a conclusão que para um destes itens o resultado foi altamente expressivo que foi o índice GPOWS(calma), ele que previu um acerto em torno de 87,6% para o sobe e desce dos preços no mercado de ações.
O Twitter hoje é uma grande fonte de informação para este tipo de trabalho, pesquisa e estudo e vem ganhando cada vez mais espaço e permitindo dentro de suas limitações um fiel retrato comportamental do indivíduo como de sua relação em grupo, o que torna uma grande fonte para os analistas e mineradores de dados.
Hoje tenho trabalhado com a Inteligência Coletiva em redes sociais, e com a informação na web de uma forma em geral para prever o futuro e em breve estarei apresentado alguns destes resultados para o nosso cenário Brasileiro e claro a ferramenta que está sendo construída para estes tipos de análise e como ela poderá ser útil para prever o futuro em vários dos nossos segmentos.
Este post foi em parte retirado deste: http://www.technologyreview.com/blog/arxiv/25900
Pesquisadores: Johan Bollen, Huina Mao, Xiao-Jun Zeng
Artigo dos pesquisadores referente ao tema: Twitter mood predicts the stock market
OpinionFinder: http://www.cs.pitt.edu/mpqa/opinionfinderrelease/
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